quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Animais Noturnos: a arte que oscila entre a superfície, a catarse e a vingança

No primeiro de seus três livros autobiográficos, Contar para Viver, o escritor colombiano Gabriel García Márquez refletia que "o escritor escreve seu livro para explicar a si mesmo o que não pode ser explicado". Muitas vezes, os rastros dessa tentativa incomodam e mexem com os autores, e em outras ocasiões podem até servir como uma espécie de terapia para amadores e profissionais, uma forma de lidar com aquilo que nem sempre se pode dizer em voz alta.

Em Animais Noturnos (2016), filme disponível na Netflix, a história se desenvolve a partir de um livro. Susan (Amy Adams) é dona de uma galeria de arte, ela mesma uma artista frustrada. Tem status, dinheiro, elevada posição social, mas vive um cotidiano onde impera a superficialidade, com um casamento que é uma farsa aparente e uma vida infeliz.

Após a breve apresentação do dia a dia da protagonista, surge o momento em que se desenvolve uma segunda trama. Susan recebe um livro escrito por seu primeiro marido, Edward (Jake Gyllenhaal),  intitulado Animais Noturnos e dedicado a ela, e deste ponto a ficção escrita é apresentada ao espectador. Trata-se da narrativa sobre um homem, Tony, que está em viagem de férias com sua mulher e a filha, mas que é alvo de um trio na estrada, liderado por Ray (Aaron Taylor-Johnson).

Nesta "história dentro da história", tem início um thriller violento em que também ganha destaque o investigador Bobby Andes (Michael Shannon), que vai ajudar o personagem principal a elucidar o caso.



O romance é uma leitura de Edward sobre o próprio casamento com Susan, e tanto a história como as referências pessoais passam a fazer com que ela reflita e relembre os alguns momentos de seu passado, e uma terceira história começa a ser contada. Ela relembra sua trajetória com o ex em um contexto em que quase não consegue dormir, chegando a ter mesmo algumas alucinações em função disso que podem remeter quem assiste a filmes como Insônia (2002).

Três histórias sobrepostas


Se o livro do personagem Edward traz o espírito da frase de García Márquez, levando a Susan aquilo que seria a "verdade" do autor sobre a relação dos dois, o diretor Tom Ford também deixa suas evidentes impressões pessoais no filme. Estilista relevante no mundo fashion, traz um pouco da visão de sua "bolha" por meio da protagonista e a estética de quando é narrado o momento presente da personagem, que muitos entendem como uma linguagem quase publicitária, contrasta com o clima e a fotografia áridos da história de Tony, delimitando dois mundos distintos.

Como em seu outro longa, Um Homem Singular (2009), no qual conta com uma grande atuação de Colin Firth, Ford conta com grandes atuações. Jake Gyllenhaal rouba a cena tanto na pele de Edward mas em especial de seu personagem-alter ego Tony. Impossível não destacar ainda a forma como Amy Adams constrói sua personagem, conseguindo passar a relativa indiferença com que ela encara determinadas situações, misturada a uma angústia contida e não tratada, que resulta em suas noites insones e em seus lapsos mentais diurnos, assim como toda a solidão de suas reflexões tardias.

O filme peca, no entanto, em algumas partes do roteiro. O cacoete de tentar "explicar" ou resumir contextos em diálogos não funciona bem. Na primeira parte, por exemplo, a conversa entre Susan e sua amiga, posteriormente com o marido dela, são de um pretenso didatismo que contrastam com o andamento sutil do filme. O mesmo acontece, em escala maior, quando a mãe da protagonista tenta impedir com que ela case com Edward. O simplismo do "você é mais parecida com sua mãe do que pensa" é algo que busca sintetizar a origem de um aspecto da personagem principal, o seu prazer pelo conforto material, de forma rasa. 

Mas as falhas do roteiro são compensadas não somente pelas atuações como também pela densidade das três histórias sobrepostas. A discussão sobre papel de cada gênero  — do homem, espera-se e é tolerada a brutalidade como sinônimo de força, enquanto para a mulher o casamento será a base de sua vida social — e como a pressão de grupos, em especial a família, são determinantes na vida de cada um, e perpassam todo o filme.

O papel da arte também se destaca na história. A personagem principal, uma artista que não seguiu sua vocação, permanece no meio, porém, trabalhando com obras pelas quais nutre desprezo por não conseguir ver justamente o tom genuíno que encontra a obra de seu ex-marido. Curiosamente, o mesmo autor pelo qual ela não conseguiu ver o talento que garantiria, na sua visão, sucesso do ponto de vista econômico.

Por outro lado, para Edward, sua "obra-prima" revela o papel catártico que uma peça de arte pode ter, sendo ao mesmo tempo uma forma de dialogar com o outro. No caso, e por muitas vezes, de uma forma áspera e direta, algo quase impossível de se dar de outro modo. Um ressentimento emoldurado como forma primitiva de vingança ou, talvez seja o termos mais apropriado, acerto de contas.

Na história de Susan (ou de Tony & Susan, título do livro original do qual o roteiro foi adaptado) estão presentes não só a força do passado na constituição do sujeito como a necessidade de lidar com ele o tempo todo. Além da impossibilidade, muitas vezes angustiante, de mudá-lo.

Confira abaixo o trailer:






Animais Noturnos (Nocturnal Animals, 2016)
Direção: Tom Ford
Elenco: Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Michael Shannon, Aaron Taylor-Johnson
.Nacionalidade: Estados Unidos
Duração: 1h57
Cotação: 7/10
Disponível na Netflix

Leia também:


Filme mexicano Almacenados traz a falta de sentido do trabalho na vida de cada um

O Último Capítulo (I Am the Pretty Thing That Lives in The House) - filme mais pretensioso que artístico

Máquina de Guerra (War Machine) - em produção da Netflix, Brad Pitt traz a "empatia impossível" da guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário